Apresentação

O que se estuda

Por intermédio do estudo dos diversos sistemas e modelos de análise, relativos às manifestações culturais da humanidade em todos os tempos, o aluno de Filosofia da UFSC é preparado para o trabalho intelectual e acadêmico – produção de artigos, livros, teses – que busca dar uma resposta aos interrogantes filosóficos sobre a condição humana.

As disciplinas fundamentais do curso são de dois tipos. Quatro disciplinas de História da Filosofia, que introduzem ao conhecimento das doutrinas filosóficas desde a Antigüidade até os nossos dias, e doze disciplinas sistemáticas sobre as diversas áreas da Filosofia: Lógica I e II, Teoria do Conhecimento, Ontologia I e II, Ética I e II, Estética, Filosofia da Ciência, Filosofia Política I e II e Filosofia da Linguagem. Além dessas disciplinas obrigatórias, o estudante deve completar seu currículo com outras disciplinas, filosóficas e de outras áreas acadêmicas.

 

O curso e seus objetivos

O Curso oferece duas opções de habilitação: o Bacharelado, que forma o aluno para atuar na pesquisa, culminando na redação de um trabalho de conclusão do Curso (TCC) sobre um assunto filosófico de livre escolha, e a Licenciatura, que permite lecionar Filosofia no ensino médio. Para alcançar a Licenciatura, o estudante deve cursar ainda disciplinas pedagógicas e realizar um estágio supervisionado. Ambas as opções permitem ingressar em cursos de pós-graduação.

No entanto, para ser considerado como um estudioso da filosofia, quem sabe um filósofo original, não basta possuir o diploma de bacharel ou licenciado. O professional da Filosofia deve publicar o resultado das suas pesquisas e reflexões em forma de artigos e livros, bem como participar de congressos.

Vários núcleos de pesquisa do Departamento de Filosofia estimulam os estudantes nessa direção, tais como o Núcleo de Epistemologia e Lógica (NEL), dedicado a estudos sobre os fundamentos das ciências e do conhecimento humano, em geral; o Núcleo de Ética e Filosofia Política (NEFIPO), que aborda temas tais como a violência, o aborto, os direitos humanos, a eutanásia; o Núcleo de Filosofia Antiga, que promove o conhecimento do pensamento clássico greco-romano em suas fontes, estimulando o aprendizado do grego e do latim, e o Núcleo de Investigações Metafísicas (NIM), que mantém vivo o interesse pelas questões transcendentes.

Onde se estuda?

Centro de Filosofia e Ciências Humanas

 

Número de vagas

São oferecidas 70 vagas, sendo 35 para o curso vespertino-noturno, e 35 para o curso noturno.

 

Filosofia – Guia do Estudante

Reconhecimento

 

 

 

 

Decreto número 46266, de 26/09/59, DOU de 10/07/59.

 

 

Portaria do MEC de renovação do reconhecimento do curso

Portaria N.º 1.668 , de 7 de outubro de 2010.