Nota da Coordenação do Curso de Filosofia sobre a detenção de uma aluna do curso

12/08/2022 12:45

A Coordenação do Curso em Filosofia da UFSC vem se solidarizar à estudante deste curso, detida durante o Ato Pela Democracia realizado no Centro de Florianópolis neste 11 de agosto de 2022. No espírito da Nota emitida pela Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina, vem também manifestar preocupação com o uso excessivo da força pelos agentes da Polícia Militar de Santa Catarina durante a detenção da estudante. Preocupa-nos que a cavalaria da PM estivesse a postos durante o evento e que os manifestantes, exercendo seu direito constitucional de manifestação, tenham sido atingidos por balas de borracha e cacetadas, numa manifestação que foi notoriamente pacífica. Por fim, igualmente grave, foram os comentários com forte viés ideológico emitidos por policiais durante o uso de força excessiva contra os manifestantes, já que espera-se, num estado democrático, que as ações policiais sejam motivadas tecnicamente e não por paixões políticas.

Por fim, e mais importante no momento, cabe destacar o caráter excessivo da detenção, baseada em teses como a de desacato e de resistência à prisão, não corroboradas por qualquer um dos diversos vídeos gravados durante os eventos. As motivações que levaram ao encaminhamento da estudante à penitenciária indicam tratamento fortemente ideológico dos eventos, o que, mais uma vez, é incompatível com a ideia de um Estado Democrático de Direito.

Ao Corpo Docente em geral e à estudante em particular, a Coordenação do Curso relembra que está sempre disponível para ajudar em questões dentro e fora de sala de aula!

ATUALIZAÇÃO: A estudante foi liberada ás 16h de 12 de agosto. Agradecemos a todos os estudantes que passaram a noite em vigília pela colega e aos advogados que acompanharam o caso, particularmente o estudante do curso de Filosofia Rodney Ferreira da Silva.