Ciclo de conferências do curso de Filosofia retoma as atividades nesta sexta, dia 3

06/08/2018 10:30

30/07/2018 08:15

Primeira conferência ‘A República de Platão’, por Jean Herpich, doutorando de Filosofia da UFSC.

O ciclo de conferências “Nos Ombros de Gigantes: Por que Ler os Clássicos” retoma as atividades nesta sexta-feira, dia 3, às 14h30, no auditório do Fórum José Arthur Boiteaux. O primeiro encontro do segundo semestre será sobre a “Crítica da Razão Pura”, de Immanuel Kant, apresentado pela doutora em Filosofia pela UFRGS, Marília Espírito Santo.

O evento é organizado pela Coordenadoria do Curso de Graduação em Filosofia ocorre até o dia 30 de outubro, com conferências apresentadas no auditório da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina e no auditório do Fórum José Arthur Boiteux.

Segundo Marina dos Santos, coordenadora do curso de graduação em Filosofia, o nome do ciclo foi inspirado na expressão utilizada pelo físico Isaac Newton (em carta endereçada a Hooke, datada de 5 de fevereiro de 1675): if I have seen further, it is by standing on the shoulders of giants e visa “preencher algumas lacunas na base de formação dos estudantes e, também, por acreditar que a leitura dos clássicos é o caminho mais seguro e academicamente melhor assentado para desenvolver as proficiências especificadoras do estudo, em nível de graduação, da filosofia na academia, a saber: capacidade de leitura, análise e redação de textos filosóficos”, explica ela.

Mais informações no site do Departamento de Filosofia ou no canal contendo os vídeos das conferências.