Egressa do Curso de Graduação em Filosofia recebe certificado de desempenho acadêmico em ato na Reitoria

03/07/2018 18:22

Na sexta-feira, 29 de julho, 15 estudantes de diversos cursos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foram convidados para um ato no gabinete da reitoria para receber um Certificado de Desempenho Acadêmico. Eles fazem parte dos 3337 alunos da instituição que obtiveram, no semestre 2017/2, um Índice de Aproveitamento do Semestre (IA) igual ou superior a 9. A atividade foi organizada pela Pró-Reitoria de Graduação, que esteve representada pelo pró-reitor Alexandre Marino Costa, e contou com a presença do reitor Ubaldo César Balthazar, da vice-reitora Alacoque Lorenzini Erdmann e de diversos diretores de centros de ensino e coordenadores de curso.

Foto: Ítalo Padilha/Agecom/UFSC.

A concessão do Certificado está embasada no artigo 115 da resolução que regula o ensino de graduação na UFSC, que afirma: “Será concedido um Certificado de Desempenho Acadêmico, ao final de cada período letivo, ao aluno que atenda os seguintes requisitos: I – obter no semestre IA (índice de aproveitamento do semestre) igual ou superior a 9,00, excluindo-se as disciplinas validadas no semestre; II – estar matriculado em disciplinas cuja carga horária total seja superior à carga horária mínima semestral do curso; III – não ter sofrido sanção disciplinar nos dois últimos semestres.”

Na ocasião, Alacoque ressaltou que aquele era um ato de reconhecimento da principal finalidade da universidade: “Nossa missão é formar bons profissionais, e também incorporar todo o desenvolvimento científico e tecnológico da instituição na sociedade. Nesse sentido, essa legislação nos dá a oportunidade de termos um momento como o de hoje, em que reconhecemos o mérito desses alunos. Esse mérito, a princípio, não deve servir como disputa, como competitividade dentro da instituição. Mas deve, antes de tudo, ser exemplo de como se aprende melhor, de como é possível ter bom desempenho, um desempenho diferenciado.” Dirigindo-se aos estudantes presentes, a vice-reitora os parabenizou pela conquista: “Que vocês sejam sempre aquele referencial de aluno que faz diferença na sociedade, que realmente aproveita as condições que nossa universidade dispõe. Como boa parte de vocês estão nas primeiras fases, oxalá que isso se repita nos próximos semestres. Nossa expectativa é acompanhá-los a cada semestre.“

Foto: Ítalo Padilha/Agecom/UFSC.

Ubaldo chamou a atenção para o fato de que, entre os 12 estudantes que compareceram ao evento, 10 eram mulheres. “Nós, homens, estamos fadados ao desaparecimento”, brincou. “Isso foi só para descontrair um pouco, mas realmente me chama a atenção esse empoderamento das mulheres.” O reitor relatou que também recebeu o Certificado de Desempenho Acadêmico quando foi estudante de graduação, entre 1970 e 1974. “Recebi esse certificado duas vezes, na primeira e terceira fase.  Depois a universidade abandonou a prática de entregar o certificado semestral. Mas é um ato importante. Nós, professores e gestores, devemos nos empenhar para participar semestralmente desse momento. Para nossos alunos, isso é muito importante, na medida em que serve de exemplo e estímulo. O desafio é sempre grande. É preciso se empenhar, ter disposição para manter essa coerência acadêmica de mérito. Vamos fazer com que isso seja uma prática, que se transforme realmente em um hábito, de premiar os bons. Não para deixá-los convencidos de que são os melhores, mas sim para servir como exemplo, mostrar que não é difícil alcançar uma nota alta, basta se empenhar e fazer o dever de casa, que é estudar, estudar e estudar.”

Estudantes

A estudante de Medicina Mariana Radulski recebe seu Certificado. Foto: Ítalo Padilha/Agecom/UFSC.

Mariana Radulski, que acaba de concluir a segunda fase do curso de Medicina, emocionou-se com o reconhecimento. Durante o ato, relatou  que desistiu de uma vaga na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) pois realmente fazia questão de estudar na UFSC: “Amo estar aqui. Estou maravilhada com a universidade, com o curso, com os professores, com os coordenadores, com a infraestrutura. A universidade tem muito potencial e a gente tem muito a contribuir também.”

Diferente de Mariana, que recebeu o Certificado pelo seu desempenho no primeiro semestre do curso, Monica Franco, recém-formada em Filosofia, foi reconhecida por sua dedicação no oitavo e último semestre de sua graduação: “Custei para decidir o que queria estudar, mas quando escolhi Filosofia e entrei na UFSC, eu tive a certeza de que levaria o curso até o final. Sempre sonhei com a carreira acadêmica e sempre gostei muito de estudar. Cursar Filosofia foi a felicidade para mim. Claro que também foi difícil. Eu vim de uma escola pública e não tive um bom preparo para o vestibular. Foi preciso muito esforço, muito suor. Mas na universidade eu me desenvolvi bem, minha capacidade de leitura e estudo melhorou bastante.” Monica concluiu a graduação em 2017/2 e no mesmo semestre foi aprovada em primeiro lugar no mestrado em Filosofia, onde hoje desenvolve uma pesquisa sobre metaética.

Confira a lista dos estudantes que obtiveram os 15 melhores IAs no semestre 2017/2:

Estudante Curso IA IAA
Jéssica Aparecida Schneider Boesing Design 10 10